Logomarca ou logotipo
No universo do marketing e da publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logomarca e logotipo. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não deveria existir.
Muitos publicitários afirmam que apesar de estar no dicionário, a palavra logomarca é um neologismo que não faz sentido.
Para muitas pessoas a diferença entre logomarca e logotipo é que o logotipo é a forma escrita padronizada de uma marca, enquanto a logomarca consiste na junção do logotipo (nome) com o símbolo que caracteriza a marca ou empresa.
Significado das cores nas logomarcas
As cores despertam diferentes sensações nas pessoas. Essa noção é utilizada no momento da criação das logomarcas, com a eleição cuidadosa das cores, que têm diferentes significados.
- Vermelho: impulsividade, paixão, força, calor, alegria, otimismo, virilidade;
- Laranja: recetividade, comunicação, ação;
- Amarelo: juventude, inteligência, luz, sol;
- Verde: vida, fertilidade, tranquilidade, ecologia;
- Azul: racionalidade e espiritualidade;
- Violeta: lealdade, força, religião;
- Marrom: força, riqueza, densidade;
- Preto: nobreza, distinção, elegância;
- Branco: pureza, sabedoria, verdade.
Significado das formas nas logomarcas
As próprias formas despertam diferentes sensações. O círculo indica evolução, tranquilidade, movimento. O triângulo transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade, espiritualidade. O quadrado evoca uma sensação de evolução, movimento, tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário