sexta-feira, 31 de outubro de 2014

artes


Logomarca ou logotipo

No universo do marketing e da publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logomarca e logotipo. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não deveria existir.
Muitos publicitários afirmam que apesar de estar no dicionário, a palavra logomarca é um neologismo que não faz sentido.
Para muitas pessoas a diferença entre logomarca e logotipo é que o logotipo é a forma escrita padronizada de uma marca, enquanto a logomarca consiste na junção do logotipo (nome) com o símbolo que caracteriza a marca ou empresa.

Significado das cores nas logomarcas

As cores despertam diferentes sensações nas pessoas. Essa noção é utilizada no momento da criação das logomarcas, com a eleição cuidadosa das cores, que têm diferentes significados.
  • Vermelho: impulsividade, paixão, força, calor, alegria, otimismo, virilidade;
  • Laranja: recetividade, comunicação, ação;
  • Amarelo: juventude, inteligência, luz, sol;
  • Verde: vida, fertilidade, tranquilidade, ecologia;
  • Azul: racionalidade e espiritualidade;
  • Violeta: lealdade, força, religião;
  • Marrom: força, riqueza, densidade;
  • Preto: nobreza, distinção, elegância;
  • Branco: pureza, sabedoria, verdade.

Significado das formas nas logomarcas

As próprias formas despertam diferentes sensações. O círculo indica evolução, tranquilidade, movimento. O triângulo transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade, espiritualidade. O quadrado evoca uma sensação de evolução, movimento, tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário