O design de embalagens, é uma vertente do design de produto e do design gráfico. No maioria das vezes o designer de produto é responsável pela forma da própria embalagem, considerando problemas de ergonomia e estética tridimensional. Enquanto o designer gráfico trata do rótulo da embalagem, onde o produto é apresentado graficamente.
A embalagem comercial não é apenas um meio de armazenamento e
transporte de um produto, mas é um objeto que possibilita aos
consumidores uma relação afetiva individual com o produto.
A embalagem é a identidade da empresa a qual ela representa e em
muitos casos é o único meio de comunicação do produto. O bom design de
embalagem pode garantir uma boa comunicação com o consumidor, informando
sobre o produto e expondo seu caráter. De acordo com a pesquisa
setorial ABRE, para muitos consumidores a embalagem é o objeto que
identifica simbolicamente o produto. Uma pesquisa do Comitê de Estudos
Estratégicos da ABRE mostrou que o consumidor não dissocia a embalagem
do seu conteúdo, considerando os dois como constituintes de uma mesma
entidade indivisível. Sendo assim a embalagem é ao mesmo tempo expressão
e atributo do conteúdo. Exemplos disto são o frasco de perfume, o
extintor de incêndio, a caixa de lenços de papel, a caixa de fósforos,
dentre outros, como a garrafa da Coca-Cola, a lata do Leite Moça e o frasco do perfume Chanel nº 5, que têm suas formas patenteadas.
Hoje o design das embalagens é considerado uma poderosa ferramenta de
marketing e as escolas de nível superior ensinam sua metodologia para
alunos tanto da disciplina do design quanto do marketing. O Núcleo de
Estudos da Embalagem da ESPM trabalha o design da embalagem como uma
especialização do design que tem como objetivo tornar os produtos mais
competitivos no ponto-de-venda posicionando-os de forma estratégica na
competição de mercado.
Esta nova abordagem utiliza a embalagem como ferramenta de marketing,
veículo de comunicação e elo de integração com a internet. muito certo
As embalagens foram criadas e desenvolvidas para satisfazer as
exigências pragmáticas do capitalismo industrial
e, por esse motivo, envolvem os mais variados aspectos tecnológicos.
Seu processo de desenvolvimento apresenta similaridades ao processo do
desenvolvimento de projetos de produtos (DPP), e o design (de produto e gráfico) “absorveu” essa responsabilidade.
O design de embalagens é, atualmente, um setor amplamente evoluído,
cuja formação profissional exige disciplinas, conteúdos e experiências
didáticas particulares, visando formar designers
com sensibilidade e qualidades profissionais inerentes. Os estudos
teóricos sobre o design de embalagem ainda são poucos, comparado à
amplitude de abrangência desta área tecnológica. Particularmente no
Brasil, em 1976, o então Ministério da Indústria e Comércio,
publica o “Manual para Planejamento de Embalagens”, a qual
possivelmente se destaca como uma das primeiras referências de apoio ao
seu desenvolvimento. Mas a base teórica sobre o design de embalagens (e
suas tecnologias)
ganhou corpo apenas a partir dos anos 2000, com Mestriner (2001)
publicando “Design de Embalagem – Curso Básico” e, posteriormente em
2005 o “Design de Embalagem – Curso Avançado”.
Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de Artes e Atualidades. É mantido por alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental Maior, do Colégio Clita Batista. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica. ( Imagem Inhotim : detalhe da obra Celacanto provoca maremoto, Adriana Varejão)
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