domingo, 10 de agosto de 2014

ATUALIDADES



Queda de avião em Teerã mata 48 pessoas



Um avião caiu neste domingo, matando as 48 pessoas a bordo, no aeroporto de Teerã, exclusivo para voos domésticos, informou a agência de notícias iraniana "Irna".

O aparelho caiu às 09h45 (locais, 3h15 em Brasília), minutos após decolar do aeroporto de Meharabad, perto do estádio Azadi, no sudeste de Teerã. Fontes não identificadas das autoridades aéreas citadas pela "Irna" indicaram que as 48 pessoas a bordo do avião, incluídas sete crianças, morreram.

A frota aérea iraniana é obsoleta e há vários anos enfrenta dificuldades para encontrar peças de reposição devido às sanções internacionais, o que costuma provocar graves atrasos nos voos internos.
O maior acidente aéreo da história do Irã aconteceu em janeiro de 2011, quando um Boieng 727 se partiu em pedaços quanto tentava realizada um pouso de emergência, matando 77 pessoas.

"Foi uma cena horripilante. A cauda do avião caiu em uma estrada. Felizmente, caiu a 500 metros de um mercado. Se tivesse caído sobre ele, haveria muitos mais mortos", declarou uma testemunha citada pela agência Fars.

Trata-se de uma aparelho pequeno e destinado para uso regional, com uma autonomia de 2.400 km. Pode levar até 52 pessoas. As companhias aéreas iranianas são um dos maiores clientes deste tipo de avião.

As sanções impostas pelos Estados Unidos e os países europeus impedem ao Irã de comprar peças de reposição ou aviões ocidentais para renovar sua antiga frota. O Irã sofreu vários acidentes aéreos nos últimos anos. O mais recente e de maior magnitude aconteceu em janeiro de 2011, quando um avião comercial caiu no norte do país, deixando 77 mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário