domingo, 10 de agosto de 2014

Atualidades

Palestinos e Israel aceitam oferta egípcia de nova trégua em Gaza

Netanyahu afirmara mais cedo, entretanto, que Israel não negociaria sob disparos do Hamas. Três palestinos morreram neste domingo após ataques israelenses

por 
Estilhaços voam pelo céu após uma explosão em que testemunhas disseram ter sido provocada por um ataque aéreo israelense em Gaza
Estilhaços voam pelo céu após uma explosão em que testemunhas disseram ter sido provocada por um ataque aéreo israelense em Gaza

JERUSALÉM - Palestinos aceitaram, neste domingo, oferta egípcia para uma nova trégua de 72h em Gaza. Mais tarde, autoridades israelenses também confirmaram o cessar-fogo, segundo Reuters e AP, e Israel enviará negociados ao Cairo nesta segunda-feira se a trégua for mantida.

O Egito fez o pedido de cessar-fogo neste domingo, que estaria vigente por três dias. A trégua anterior expirou na sexta-feira, e os combates, que se prolongaram durante um mês, recomeçaram.

"Enquanto a escalada continua na Faixa de Gaza, e dada a necessidade de poupar o sangue de inocentes, o Egito convida a ambas as partes, israelenses e palestinos, a se comprometer com um cessar-fogo 72 horas a efetivar na segunda-feiram 00h01 hora Cairo (21h01 GMT de domingo, 18h de Brasília) e a trabalhar durante este tempo em um cessar-fogo permanente", afirmou o Ministério egípcio das Relações Exteriores em um comunicado.

Ataques aéreos israelenses e bombardeios mataram três palestinos em Gaza apenas neste domingo, incluindo um adolescentes de 14 anos e uma mulher, afirmaram médicos. Este é o terceiro dia de combates, que colocam em risco os esforços internacionais para acabar com o conflito de mais de um mês, contabilizando mais de dois mil palestinos e 67 soldados israelenses mortos. Além disso, dez mil palestinos ficaram feridos, e milhares de casas, destruídas.

No início da manhã, entretanto, os ânimos pareciam voltar para outro lado. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tinha dito que não negociaria enquanto o Hamas continuasse disparando foguetes contra seu território.

— Israel não negocia sob disparos — afirmou durante a reunião semanal de seu governo.

E os palestinos ameaçaram se retirar das negociaçoes se Israel não voltasse à mesa. Os israelenses se retiraram no fim de semana, logo depois que os ataques com foguetes voltaram a ser disparados.

As negociações mediadas pelo Egito têm como objetivo conseguir uma trégua de longo prazo entre Israel e Hamas, que vivem o enfrentamento mais cruel desde que o grupo miliciano de apoderou de Gaza em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário