domingo, 10 de agosto de 2014

ATUALIDADES



EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente.

O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

Sendo assim, este estudo procura analisar a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas públicas e privadas discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental I nas escolas públicas e privadas tendo em vista que neste nível os educandos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento.

Em um mundo bastante conturbado, no qual vivemos atualmente, em virtude de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade.

Para isso são feitos alguns tipos de projetos para essa conscientização da preservação em escolas como O Projeto Escola Limpa. O que temos visto são escolas, calçadas e outras áreas públicas e privadas sendo totalmente descuidadas e depredadas, em vista da falta de conscientização de que esses espaços são para utilização de todos, de modo que são responsáveis por seu uso consciente e pela preservação dos mesmos. Exemplos para melhorar o ambiente escolar;

- Jogue o lixo sempre na lixeira;
- Mantenha sua carteira sempre organizada e sem riscos;
- Não deixe que as paredes fiquem sujas;
- Proteja os livros da biblioteca para mantê-los sempre em boas condições;
- Conserve o banheiro, bebedouros, lavatórios entre outros.

Um comentário:

  1. É sempre bom saber que as escolas estão tomando essa iniciativa. Ensinar os alunos desde pequenos à ajudar em casa, nas ruas e mesmo no ambiente escolar a preservarem o local limpo. É importante que desde pequena a pessoa com ajuda de pais e escola crie esse hábito e quanto e ensine para os colegas e futuras gerações, pois quanto mais gente ajudando a conscientizar, melhor! Cada um fazendo sua parte, podemos mudar o mundo.

    ResponderExcluir