segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Artes 2

Marca x Logotipo x Logomarca

Afinal, o que é o que?

marcaspj

Quando uma campanha de identidade visual está sendo iniciada, quando é algo totalmente novo, e principalmente quando o planejamento de marketing contempla o interesse em tornar essa identidade realmente forte, cita-se muito a necessidade de criar uma logo, ou uma logomarca, ou simplesmente uma marca, junto com um slogan.
A verdade é que os nomes são ditos de maneira generalizada, sem muita preocupação com o que é realmente o que. E isso porque, as definições são realmente confusas e mudam de acordo com a referência.
No meio publicitário, por exemplo, vejo com frequência que a “marca” é um símbolo ou desenho, o “logotipo” são as letras e a “logomarca” são o símbolo junto com as letras.
Vou tentar esboçar algumas outras linhas sobre o significado de cada nomenclatura.

Marca

Para o Marketing, o significado é amplo e sua definição é bastante extensa e discutida, sendo tema de vários estudos. O termo é frequentemente usado como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. De acordo com Philip Kotler, um dos principais nomes do Marketing mundial, a marca possui até 6 níveis de significados: atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e usuário.
De uma forma generalista, podemos conceituar a marca como a ligação entre uma empresa ou instituição, sua missão, visão e valores, e os consumidores. É como se fosse a maneira de dizer a quem está olhando: “Hey, represento tal empresa, que oferece tal serviço ou produto, que irá satisfazer essa sua necessidade ou desejo”. Isso é claro no caso de uma marca forte e admirada.
Conhece?
E esse?
A famosa maçã
Estas marcas dispensam o uso de seus nomes, tal a força que conquistaram no mercado. São casos claros de marcas muito bem estabelecidas.

Logotipo

Logo significa ‘palavra, significado’. Tipo vem de typos e significa figura. Logotipo é uma figura que trás algum significado.
É a forma de representar o nome de uma instituição com um tipo de letra específico e característico. O logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada. Em alguns casos, o logotipo fica tão conhecido que dispensa o uso de outros elementos, tornando-se ele próprio a marca. É o caso da Coca-Cola.
Logotipo da Coca-Cola
Logotipo Google
Ou em outros casos, há a composição dos elementos de figura junto à tipologia, como nos exemplos abaixo:
logomarca o globo
Rede Globo
Logomarca com o símbolo e o logotipo
Logomarca com o símbolo e o logotipo

Logomarca

A palavra logomarca é um pleonasmo. ‘Logo’ vem do grego logos e significa ‘palavra, significado’ (ops…). Marca vem do germânico marka, que também é ‘significado’. Então logomarca significa ‘significado do significado’… Ou seja, significa nada.
Simples assim.
Mas nada impede que você use. Alguns vão torcer o nariz, falar que está errado, mas é um caso claro de neologismo, em que uma palavra passa a ser real, de tanto usada.
Mais vale uma palavra errada com um briefing decente do que um pedido cheio de palavras corretas, mas que não diz nada.

Slogan

Frase que reforça a marca e procura resumir, em poucas palavras, o posicionamento dessa marca junto ao público. Normalmente é utilizado juntamente com a logomarca, na assinatura de peças de comunicação.
 “Amo muito tudo isso” – McDonalds
“Se é Bayer, é bom” – Bayer
“Quem pede um pede Bis” – Chocolates Bis
“Não tem comparação” – Brastemp
“Uma boa ideia” – Caninha 51
“Tem 1001 utilidades” – Bombril
 Isso só pra lembrar alguns.
Como fica claro, o slogan precisa ser curto e desenvolvido a passar, com poucas palavras, toda uma estratégia de posicionamento da marca.
Bem, espero que não tenha ficado muito mais confuso… Pra falar a verdade, no meio do post eu mesmo estava me questionando sobre o que tinha escrito antes. Mas isso foi o mais próximo que cheguei de um consenso comigo próprio.

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