terça-feira, 11 de novembro de 2014

Artes - Romero Britto

Romero Britto é um artista plástico brasileiro de grande renome internacional, radicado nos Estados Unidos, onde desenvolve trabalhos nas áreas da pintura, escultura e serigrafia.

Biografia

Romero Britto nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963, filho de família simples e mais 8 irmãos, desde sua infância manifestou suas tendências artísticas e muita criatividade. Começou a fazer Direito na Universidade Católica de Pernambuco, todavia, insatisfeito, abandonou o curso e foi para os Estados Unidos, lugar em que se radicou e desenvolveu uma carreira artística sólida.
Assim, Romero Britto, casado com a estadunidense Cheryl Ann Britto, com quem tem um filho, Brendan Britto, desde 1990 vive em Miami, na Flórida e, em 2005, foi nomeado Embaixador das Artes do Estado da Flórida. Chamado também de “artista Pop brasileiro”, Romero é muito conceituado nos Estado Unidos, inclusive por muitas celebridades norte-americanas (Madona, Michael Jackson, Arnold Schwarzenegger), sendo considerado um dos pintores mais premiados bem como um dos artistas brasileiros mais prestigiados no exterior.


Características das Obras

Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciados pelo movimento cubista e da Art Pop com cores vibrantes e traços bem demarcados, nas telas, esculturas e serigrafias. Ademais, sua obra pode ser encontrada em muitos aeroportos do Brasil (Belo horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba) e do mundo (Flórida, Nova York).
Além disso, Britto teve grande destaque na área publicidade, em trabalhos com marcas como a Pepsi, Coca Cola, Audi, IBM, Apple, Absolut, Disney. No tocante à arte e sua popularização, o próprio artista afirma que: “Uma obra de arte que usa como suporte a embalagem de um produto tem enorme poder de alcance. Quero que minha arte seja democrática.”

Curiosidades

  • A Galeria Romero Britto foi inaugurada em São Paulo, no ano de 2001, local que abriga obras e objetos de arte colecionáveis. Em 2007, o artista criou a “Fundação Romero Brito”.
  • Além das celebridades norte-americanas, Britto também produziu telas para Bill Clinton, o príncipe William, Kate Middleton, Pelé, Roberto Marinho e para a Presidente do país, Dilma Rousseff.
  • No carnaval de 2012, Romero Britto foi homenageado pela Escola de Samba “Renascer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário