domingo, 9 de novembro de 2014

Enem

'Nada mais atual que MMA', diz Junior Cigano sobre questão do Enem

O lutador de MMA Junior "Cigano" dos Santos disse que achou apropriado a prova deste domingo (9) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter uma questão sobre o esporte que pratica, já que é um tema moderno. "Eu acho bem legal. Tem que tratar de temas atuais na prova, e não tem nada mais atual que MMA, que tem crescido muito no mundo inteiro", disse ao G1.
A questão da prova de linguagens afirmava que a modalidade era conhecida como "uma espécie de vale-tudo", mas que passou por modificações, com "regras e acompanhamento médico obrigatório para que o espore apague o estigma negativo". O enunciado também citava o UFC (Ultimate Fighting Championship), "o maior evento de Artes Marciais Mistas do planeta".
Cigano afirmou que a utilização de esportes e temas mais populares nas provas pode acrescentar muito aos exames. "O esporte é uma realidade na vida das pessoas, até mesmo de quem não está diretamente envolvido. Deve ter sido uma supresa ver a questão, mas a maioria dos candidatos deve ter gostado", diz. Ele afirma que é positivo também para o MMA. "É interessante para o MMA ter esse espaço na prova, pois havia muito preconceito. Mas quanto mais as pessoas conhecem o esporte, mais se apaixonam."
Sobre o enunciado da questão, Cigano comentou que, de fato, a mudança no MMA foi grande. "Quando foi criado, valia um pouco de tudo mesmo, com muitos golpes traumáticos. Hoje, priorizam a saúde dos atleas. É um esporte de contato, mas melhorou muito e os acidentes diminuíram", afirmou. Por isso, questionado pelo G1, ele escolheu a opção "e)" da prova cinza (imagem ao lado) do Enem, que diz que "as transformações do MMA visam delimitar a violência das lutas, preservando a integridade dos atletas e enquadrando a modalidade do formato do esporte de espetáculo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário