terça-feira, 1 de abril de 2014

ARTES_Origens da apropriação de imagens



A arte internacional dos anos 1980 foi marcada, entre outras questões, por um forte caráter apropriacionista em inúmeras produções.
                         
Caráter esse que se mantém fortemente como uma grande tendência contemporânea. Assim apropriação de imagens ganhou um grande fôlego e acabou se tornando presente em trabalhos de vários artistas não só nacionais como internacionais.

Alguns críticos perceberam essa tendência e começaram a discorrer sobre o assunto. Na ocasião da exposição “Imagens de segunda geração” realizada no ano de 1987 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) Chiarelli produz um texto homônimo onde afirma e confirma a existência de 2969 uma tendência apropriacionista na geração atualde artistas.

Tal crítico utiliza os termos “imagens de segunda geração” ou
citacionismo, para se referir à operação em que o artista, tendo a sua disposição, apropria-se de uma imagem que não seja sua e a inclua em seu trabalho, imagem essa que pode ser originária tanto de um contexto artístico como de um contexto massificado ou até pessoal.


 

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