Nesta terça-feira, a Arena de São Paulo em Itaquera, palco da abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 a pouco mais de 50 dias, foi a primeira parada do tour do secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, que passa ainda por Curitiba, Cuiabá e Fortaleza nesta semana. Acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo, Jérôme Valcke participou de uma reunião com autoridades locais e visitou o estádio.
O FIFA.com traz os principais trechos da entrevista coletiva realizada na manhã desta terça:
Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA
Recebemos hoje as últimas atualizações sobre o andamento das obras e posso afirmar que a Arena de São Paulo estará pronta para o jogo de abertura. A próxima data importante agora é o dia 17 ou 18 de maio, quando faremos um evento teste (Corinthians x Figueirense, pelo Brasileirão) para averiguar a estrutura. Com isso teremos três semanas para corrigir o que não estiver funcionando. É uma corrida contra o tempo e, faltando quase 50 dias para a abertura, não temos um só minuto a perder.
Aldo Rebelo, ministro do Esporte
É natural que, diante da aproximação da Copa do Mundo, voltemos a atenção para o palco da abertura do torneio. Circulei pelas redondezas da arena para ver as obras de mobilidade em execução e estou certo de que elas ajudarão a traçar um caminho de esperança para a população de Itaquera. Os acidentes fatais na Arena contribuíram para que a obra sofresse com os atrasos, mas agora o cronograma está assegurado pela direção do Corinthians e pelas empresas contratadas para viabilizar as estruturas temporárias.
Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL
A Arena está fantástica. Estou feliz de ver que ao motivar o Andrés (Sanchez) fiz parte da realização do sonho de todo corithiano de ter seu próprio estádio.
Lucio Blanco, Gerente de Operações da Arena Corinthians
É uma honra representar o Andrés Sanches nesta visita dos representantes da FIFA, do COL e dos Governos estaduais e municipais, que são verdadeiros parceiros e estão nos ajudando a cumprir o cronograma e a programação de jogo para a realização da Copa do Mundo na Arena. Estamos mais tranquilos, já que houve progresso na parte das obras das temporárias que estava com um cronograma mais apertado, como TI, transmissão de TV e concessão de alimentação.
Julio Semeghini, secretário estadual de planejamento e desenvolvimento regional
Foi uma reunião muito produtiva, em que foi mostrado que o cronograma de entrega está sendo cumprido. As principais obras de infraestrutura no entorno da arena, que estão sob a responsbilidade do Estado, serão entregues até o dia 28 de abril, o que significa que toda a parte viária estará pronta para os testes em maio. Além da parte de mobilidade, testaremos a nossa estratégia de segurança com o Centro de Comando e Controle. Estamos também prontos para receber e apoiar 15 seleções participantes da Copa do Mundo, que farão sua preparação no Estado de São Paulo.
Nadia Campeão, vice-prefeita de São Paulo
Estamos conscientes de tudo o que fizemos nos últimos três anos e que ainda falta muito trabalho pela frente e nenhum dia a perder. Com relação ao entorno, as obras serão entregues até o dia 10 de maio para serem colocadas em teste nos eventos que serão realizados em maio.