terça-feira, 22 de abril de 2014

Machismo - Atualidades

Machismo Maculino consiste em caráter de macho, ou característica puramente masculina.
A palavra "chauvinista" foi originalmente usada para descrever alguém fanaticamente leal ao seu país, mas a partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher, especialmente nos países de língua inglesa. No espaço lusófono, a expressão "chauvinista masculino" (ou, simplesmente, "chauvinista") também é utilizada, mas "machista" é muito mais comum.
Na América Latina, há autores que identificam o machismo com a "outra face do marianismo".
O machismo é muito identificado com o patriarcado, sendo este uma estrutura que relega privilégios aos homens. Embora muitos vejam os dois termos como sinônimos o machismo é apenas uma das crenças do patriarcado.
Embora haja controvérsias na definição, para muitos o Machismo não é equivalente ao feminismo, visto que para alguns o Machismo prega a superioridade masculina, e o feminismo busca em seu discurso ideológico a igualdade entre os dois sexos. Porém os sentidos originais consistiam na conquista das igualdades sociais de emprego, direito civis e 'status' social, tornando o termo "sexismo" mais correto e igualitário para a caracterização de discriminação tanto do gênero masculino como do gênero feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário