terça-feira, 15 de abril de 2014

ATUALIDADES - Aplicativo para denúncias de compra de votos

  Na tentativa de combater de forma mais ágil os crimes eleitorais em Mato Grosso, a população poderá registrar eventuais flagrantes, compra de votos, por exemplo, e encaminhar à Justiça Eleitoral. Isso será feito por meio do aplicativo de celular chamado Pardal, lançado nesta terça-feira (15), pelo Tribunal Regional de Mato Grosso, sendo uma das novidades nas eleições de 2014.

  As denúncias poderão ser enviadas pelos eleitores por meio de fotos e vídeos. O aplicativo pode ser acessado ou baixado gratuitamente do celular tipo smartphone e também está disponível para versão Android. O sistema pode ser baixado diretamente pelo site do Tribunal Eleitoral do estado.

  Mato Grosso é o segundo estado, de acordo com o órgão, a utilizar a ferramenta, que foi desenvolvida no Espírito Santo, sendo usada na última campanha eleitoral.

  Todas as denúncias serão recebidas pela Ouvidoria Eleitoral e encaminhadas para os juízes competentes. Os denunciantes podem se identificar ou não. Ao menos 2,2 milhões eleitores mato-grossenses devem estar aptos a votar neste ano.

4 comentários:

  1. Achei essa postagem muito interessante ! A compra de votos é uma atividade muito comum ultimamente, sendo uma forma ilegal de se ganhar uma eleição.
    Os celulares atualmente são um vicio da sociedade, a maioria da população tem e o utilizam com muita frequência. Os aplicativos a cada dia se modernizam mais, e com esse aplicativo tornaria a denuncia muita mais fácil e rápida de ser feita. Isso pode estimular as pessoas a denunciarem mais e tentarmos ter eleições mais limpas. Espero que quem tem esse recurso de denunciar pelos celulares, o utilizem quando necessários e com responsabilidades.

    ResponderExcluir
  2. Também achei esse aplicativo muito interessante, pois ele auxilia na denúncia da compra de votos, coisa que é muitas vezes deixada de lado por conta da burocracia.
    Realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Post muito interessante, gostei muito de saber que um aplicativo possa ajuda a combater a corrupção, que é abusiva no Brasil

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, precisamos acabar com a roubalheira, para isto o caminho é a fiscalização.

    ResponderExcluir