terça-feira, 1 de abril de 2014

(Tráfico de Seres Humanos) Atualidades

O TSH (Tráfico de Seres Humanos), também conhecido como tráfico de pessoas, refere-se à prática de retirar pessoas de um determinado local para levá-las para outra região de um mesmo país ou de outra nação. As pessoas, na maioria dos casos, são abordadas e aliciadas por meio de falsas ofertas de trabalho e de altos ganhos financeiros, porém, são submetidas a viagens realizadas em condições degradantes e a trabalhos semiescravos, incluindo a prostituição.
Segundo o UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o tráfico de pessoas tem movimentado mais dinheiro do que o tráfico de drogas e o de armas, em média, o TSH movimenta mais de 30 bilhões de dólares ao ano.  O combate a esse tráfico é regulamentado pelo Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, assinado em Palermo no ano de 2000, e almeja principalmente as condições de mulheres e crianças.
Esse tipo de tráfico refere-e ao recrutamento, transporte, transferência, alojamento e acolhida de pessoas mediante ameaça, o uso de força, rapto, abuso e qualquer maneira de coação. Na maioria das situações, mulheres e crianças são transferidas de um lugar para o outro para serem vendidas ou prostituídas, e são utilizadas como “produtos humanos” para o chamado “turismo sexual”. As pessoas que sonham em trabalhar e fazer fortuna em outros países também são vítimas fáceis num sistema ilegal de migração de trabalhadores.
Além da prostituição e das falsas ofertas de trabalho, as pessoas são utilizadas para a venda de órgãos e pornografia infantil. No Brasil, o tráfico de seres humanos tem sido intensificado nos estados do : Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.
O destino dos brasileiros aliciados são Portugal, Espanha, Itália e Venezuela. Segundo as autoridades brasileiras, nos últimos anos, o número e brasileiros levados para o exterior já atingiu o de 70.000.
Desde março de 1999, o UNODOC mantém o Programa contra o Tráfico de Seres Humanos, mantido em parceria com o UNICRI (Instituto das Nações Unidas de Pesquisa sobre Justiça e Crime Interregional) com a participação dos Estados-Membros para o combate do tráfico de seres humanos por via terrestre, marítima e aera contra o crime organizado transnacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário