terça-feira, 1 de abril de 2014

Atualidades

escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pela exploração da mão de obra negra, trazida do continente africano e transformada em escrava no Brasil, pelos europeus colonizadores do País. Mas é necessário ressaltar que muitos indígenas também foram vítimas desse processo. A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês do Pombal, no final do século XVIII.
Os escravos foram utilizados principalmente na agricultura – com destaque para a atividade açucareira  - e na mineração, sendo, assim, essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos. A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, constituindo a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

Um comentário:

  1. É muito triste saber que essa atitude acontece ate hoje por a escravidão é uma coisa ruin que deveria ser abolida para sempre, a escravidão e uma coisa que machuca a todos pois vc saber que varias pessoas trabalham em condições precárias, no sol, e apanhavam as vezes ate a morte, mais por um lado a escravidão não abrange só o homem negro, e sim todos que trabalhão exaustivamente, sem nenhuma alegria de ir trabalhar, e isso e uma escravidão que todos da população passam um dia, uma coisa que poderia ser agradável como trabalhar hoje esta sendo uma motivo de cansasso! Vamos acabar com a escravidão ??

    ResponderExcluir